FORÇA TAREFA – Fiscalização atua na prevenção ao coronavírus em Maceió
Força tarefa faz controle nas ruas da cidade
Fiscais de órgãos municipais e estaduais continuam realizando plantões diariamente, durante os períodos da manhã, tarde e noite, fazendo rondas em toda a capital alagoana e recebendo as denúncias e encaminhando as situações para as equipes que percorrem as ruas da cidade. A ação tem como objetivo a prevenção contra o coronavírus na cidade.
Com abordagens educativas e fiscalizatórias, o foco é atender aos decretos estadual e municipal para a emergência em saúde pública com o objetivo de reduzir a quantidade de pessoas em vias públicas, bem como evitar aglomerações. Não podem funcionar os estabelecimentos não considerados essenciais à subsistência da população. As orientações são da Organização Mundial da saúde (OMS).
Resultados do dia
Na última quarta-feira (1), o disque-denúncia recebeu vinte e oito chamados. As regiões vistoriadas pelas rondas foram à orla marítima, Pajuçara, Ponta da Terra, Jatiúca, Prado, Centro, Conjunto Carminha, Feirinha do Tabuleiro e adjacências.
Houve o fechamento de quatro estabelecimentos, três deles eram estacionamentos de veículos no Centro e um mix de tapioca, na orla de Pajuçara. Durante todo o dia 14 donos de estabelecimentos que funcionam como delivery foram orientados e desceram as portas, pois os clientes podem ir buscar os produtos, mas não podem consumir nem permanecer no local. As equipes também fizeram abordagens de orientação e relataram que algumas denúncias realizadas não se confirmaram ao chegar nos locais indicados.
“Esta semana foi publicado o decreto municipal nº 8.861 prorrogando o tempo de vigência das medidas para enfrentamento da situação de Emergência em Saúde Pública no Município de Maceió, por causa da pandemia de coronavírus. É importante entender que essas medidas visam à proteção de todos. Vamos continuar nos esforçando e fazer nossa parte”, esclarece o secretário-adjunto de Segurança Comunitária e Convívio Social, Dogival Ferreira.
Participam da força tarefa a Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs), com a Fiscalização de Posturas e a Guarda Municipal, a Secretaria Municipal de saúde (SMS), com a Vigilância Sanitária, a Secretaria Municipal de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes) e a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT). A Polícia Militar de Alagoas, com o Bope, e o Corpo de Bombeiros também integram as equipes.
Denúncias
Os números de telefones para denúncias de descumprimento dos decretos são:
– 3312- 5277 (disque-denúncia da Semscs) – das 8h às 22h, diariamente, inclusive feriados e finais de semana.
– 190 (Polícia Militar)
– 181 (Secretaria de Segurança Pública)
Ascom Semscs