Rede Repórter

Apresentação de coral do Caps Noraci Pedrosa encerra Setembro Amarelo

Além do momento musical, profissionais do Caps divulgaram ao público os serviços especializados do Município

Concluindo as atividades alusivas à campanha Setembro Amarelo – mês de prevenção ao suicídio – o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Noraci Pedrosa realizou, na tarde desta quinta-feira (30), a apresentação do Coral Voa Voa. A ação aconteceu no ponto de vacinação do Ginásio Arivaldo Maia, no bairro do Jacintinho.

Formado há sete anos, o Coral Voa Voa é composto pelos próprios usuários e profissionais do Caps. Além das apresentações musicais, foram divulgados os serviços ofertados pelo Município com a entrega de panfletos para o público e para os profissionais de saúde do ponto de vacinação.

Coral Voa Voa existe há sete anos e é formado pelos usuários e servidores do Caps Noraci Pedrosa. Foto: Marília Ferreira / Ascom SMS

Segundo a terapeuta ocupacional do Caps Noraci Pedrosa, Manuela Albuquerque, o local foi escolhido por causa do adoecimento mental de muitas pessoas durante a pandemia. 

“Durante todo o mês, fizemos diversas ações voltadas ao Setembro Amarelo, tanto dentro do Caps quanto fora, para a comunidade. Nós optamos por trabalhar a campanha nos pontos de vacinação por conta do aumento da procura pelo serviço na pandemia, que ocasionou quadros de ansiedade e depressão. Esse momento de encerramento contempla a comunidade, que vem se vacinar e os profissionais de saúde, que também adoecem”, explica Manuela. 

Ela ainda diz que o Coral busca comemorar a vida. “Eles não são cantores, mas eles cantam com muita alegria. Essa inserção cultural faz toda a diferença na vida deles. Fazemos uma pesquisa sobre os compositores e escolhemos as músicas juntos. Com o coral, mostramos à população que é possível sair de um quadro depressivo, desde que busque o tratamento necessário para isso”, salienta a terapeuta. 

Janecleide Clarindo é usuária do serviço há quase sete anos e diz que, para ela, o Coral é como um remédio. “O coral é muito importante na minha vida. Eu vejo que é algo muito bom, tanto para a minha saúde quanto para a saúde dos meus colegas. Sem contar que eu amo cantar e amo também o acolhimento que eles fazem com a gente. O Caps é como uma segunda casa”, relata.  

Usuária do Caps Noraci Pedrosa, Janecleide Clarindo. Foto: Marília Ferreira / Ascom SMS

Temática deve ser continuada

De acordo com a gerente de Atenção Psicossocial de Maceió, Sheila Ferro, as ações de combate e prevenção ao suicídio não devem se limitar apenas no mês de setembro.

“A intenção é que as atividades continuem, por isso que o tema da campanha este ano é ‘Setembre-se o ano inteiro’. Vamos fazer uma comissão interna, formada por profissionais do Caps para dar continuidade à discussão do tema por meio de palestras e outras atividades preventivas durante todo o ano e não só em setembro”, enfatiza Sheila. 

Serviços especializados existentes em Maceió 

– Gerência de Atenção Psicossocial (Prédio sede da Secretaria Municipal de Saúde – Centro) – (82) 3312-5466 

– Caps Enfermeira Noraci Pedrosa (Jacintinho) – (82) 3312-5532 

– Caps Dr. Sadi Feitosa de Carvalho (Chã de Bebedouro) – (82) 3312-5521 

– Caps AD. Dr. Everaldo Moreira (Farol) – (82) 3312-5517 

– Caps Dr. Rostand Silvestre (Jatiúca) – (82) 3312-5500 

– Capsi Dr. Luiz da Rocha Cerqueira (Serraria) – (82) 3312-5540 

Outros números de atendimento 

– Centro de Valorização a Vida (CCV) – Ligue 188 

– Centro de Promoção à Saúde, Educação e Amor à Vida (Cavida) – 82 98879-2710 / 99941-0326 e 98891-0820. 

Marília Ferreira / Ascom SMS

Sair da versão mobile