Eleição para o Conselho da Pessoa com Deficiência será no dia 5 de novembro

Serão definidas sete entidades representativas da sociedade civil

A eleição que vai escolher as entidades representativas da sociedade civil que vão integrar o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência será realizada no dia 5 de novembro. Oito instituições estão aptas a participarem do pleito, que corresponde ao biênio 2021/2023. A escolha para o colegiado ocorre pela necessidade de garantir os direitos das pessoas com deficiência em Maceió. A decisão ocorre em uma Assembléia Geral, das 9h às 11h, no auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), no bairro do Poço.

Serão eleitas sete entidades representativas da sociedade civil. Foto: Arquivo Semas

A representante da Associação Família Alagoana Down e presidente da Comissão Eleitoral, Sinézia Duarte, disse que é imprescindível a participação da sociedade no processo eleitoral, tendo em vista o empenho em mudar e resguardar melhores condições às pessoas com deficiência.

“É muito importante que as instituições que prestam serviços e trabalham com pessoas com deficiência participem da eleição, tendo em vista que é através do Conselho que podemos propor e deliberar sobre as ações, planos e programas que promovam a defesa e os direitos de forma verdadeiramente inclusiva”, pontuou a presidente.

Sinézia Duarte explicou como será realizado o processo de escolha das entidades que vão representar os seis segmentos da pessoa com deficiência no Conselho. Serão ofertadas sete vagas ao todo. “São duas vagas para representantes de organizações para deficientes intelectuais e uma para cada uma das demais vertentes: síndromes, deficiência física, deficiência visual, auditiva e uma vaga para deficiências decorrentes de patologias”, informou Sinézia.

O resultado da eleição será divulgado no dia 8 de novembro e, em caso de solicitações de anulação e impugnação, os candidatos poderão recorrer no dia 10. Em contrapartida, o resultado oficial sairá no dia 12 e a posse oficial dos novos conselheiros será no último dia do mês, 30.

Entidades

As instituições que foram habilitadas a participar do pleito apresentaram a documentação exigida para concorrer às sete vagas dos representantes das organizações da sociedade civil no Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência.

São elas as Associações dos Amigos e Pais de Pessoas Especiais (AAPPE); dos Deficientes Físicos de Alagoas (ADEFAL); Família Alagoana Down (FAMDOWN); Pestalozzi de Maceió; e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). Além da Fundação Casa do Especial (FUNCAE) e a Federação das APAES do Estado de Alagoas.

A lista com os nomes das entidades pode ser acessada aqui no Diário Oficial na página 12.

Iara Alencar (estagiária) / Ascom Semas

Fechar