Rede Repórter

Projeto que institui a Semana Estadual de Fortalecimento da Cultura Junina é discutido em 2º turno

O plenário da Casa apreciou e deliberou sobre 19 processos constantes na pauta da ordem dia da sessão ordinária desta quarta-feira, 9. Dentre os quais, o projeto de lei ordinária nº 965/2023, que institui a Semana Estadual de Fortalecimento da Cultura Junina, a ser comemorada anualmente na semana que compreender o dia 24 de junho. A matéria é de iniciativa da deputada Cibele Moura (MDB) e foi discutida em segundo turno.

Os objetivos da proposta são, de acordo com seu artigo segundo, desenvolver palestras, debates, seminários e outros eventos para fortalecer e disseminar a cultura junina em Alagoas, apoiar as atividades lideradas e desenvolvidas por quadrilheiros juninos, divulgar o impacto positivo da cultura junina, promover ampla divulgação nos meios de comunicação sobre a atuação das quadrilhas juninas e intensificar parcerias entre setor privado e setor público no Estado.

“As festas brasileiras prestam homenagem a três santos católicos: Santo Antônio, comemorado no dia 13; São João, celebrado no dia 24; e no dia 29 é a vez de São Pedro. Os formatos das fogueiras são diferenciados por homenagem a cada santo. Na festa de Santo Antônio, por exemplo, a fogueira tem formato quadricular; na de São Pedro, o formato e triangular; e a festa de São João possui uma fogueira com base arredondada, formando uma pirâmide”, destaca a parlamentar, ao justificar a propositura do projeto de lei.

Sair da versão mobile