Ex-assessora de governadora de Nova York é presa por agir como agente secreta da China, junto com marido, em operação do FBI.
As prisões ocorreram após uma investigação do FBI, que resultou na revista da residência do casal em um condomínio em Manhasset, em Long Island, onde foram presos. De acordo com as autoridades, o casal teria adquirido a casa no valor de US$ 4 milhões com o dinheiro proveniente dos crimes cometidos. Linda trabalhou no governo estadual por cerca de 15 anos, ocupando vários cargos na administração do ex-governador Andrew Cuomo antes de se tornar vice-chefe de gabinete de Kathy Hochul e ser demitida em março do ano passado.
O porta-voz da governadora, Avi Small, informou que Linda foi demitida após a descoberta de evidências de má conduta e que a equipe de Hochul colaborou com as autoridades policiais durante todo o processo. Documentos judiciais indicam que Linda bloqueou representantes do governo taiwanês de se comunicarem com autoridades de alto escalão em Nova York, facilitou viagens de autoridades chinesas aos EUA e alterou mensagens de poderes estaduais em benefício do governo chinês.
Em troca dos serviços prestados, o casal teria recebido benefícios do governo chinês, incluindo milhões de dólares em transações na China, ingressos para eventos, empregos para familiares e iguarias entregues na residência dos pais de Sun. A acusação também aponta que Linda forneceu declarações falsas em documentos de imigração para induzir estrangeiros a entrarem ilegalmente nos EUA.
O caso de Linda Sun e seu marido chama atenção para a vulnerabilidade das instituições de governo diante de possíveis infiltrados estrangeiros e ressalta a importância da vigilância e da investigação contínua.