MUNICIPIOS – Participação feminina nas eleições de 2024 em Alagoas chega a 19%, mostram dados da CNM, promovendo uma nova dinâmica política local.

No cenário político alagoano, a presença feminina nas eleições municipais de 2024 tem se destacado e promete trazer uma nova dinâmica para a política local. De acordo com uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Alagoas ocupa a sexta posição nacional em termos de percentual de candidaturas femininas para prefeita, com um total de 19% das candidaturas do estado sendo representadas por mulheres.

Esse índice reflete um engajamento crescente das mulheres na política local, com 50 candidatas disputando o cargo de prefeita em 2024. Comparado à média nacional de participação feminina, que é de 15%, Alagoas se destaca, superando até mesmo a média da região Nordeste, que é de 18%.

O perfil das candidatas alagoanas também chama a atenção. Em média, as candidatas têm 47 anos de idade, sendo que 72% delas possuem nível superior. Este dado demonstra um alto índice de qualificação entre as mulheres que decidiram se candidatar, porém, Alagoas ainda se encontra entre os estados com menores taxas de escolarização entre as candidatas, se comparado a estados como Roraima e Ceará.

Outros dados relevantes apontam que metade das candidatas se declaram brancas, 50% são casadas e 20% já exercem o cargo de prefeita e buscam a reeleição. Isso indica que as mulheres têm ocupado cada vez mais espaço na política local e estão em busca de manter ou ampliar sua representatividade.

Apesar dos desafios que a presença feminina ainda enfrenta, tanto em Alagoas quanto em todo o Brasil, o crescimento constante na participação das mulheres na política local mostra um cenário promissor. A tendência é de que as mulheres ganhem cada vez mais voz e poder nas decisões políticas, contribuindo para uma representatividade mais equilibrada e democrática no país.

Botão Voltar ao topo