Senador Renan Calheiros critica Elon Musk e apoia decisão de suspender o Twitter no Brasil em postagem polêmica nas redes sociais.
Em sua postagem, Renan Calheiros escreveu: “São legais as decisões do min. @alexandre sobre empresários inescrupulosos que querem estar acima da lei, operando um estado paralelo”. O senador ainda ressaltou a importância das empresas estrangeiras atuarem dentro da legalidade brasileira, destacando que devem ser punidas caso desrespeitem as decisões judiciais.
Essa postura do Senador está alinhada com a do presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT), que também defendeu a atuação dentro das leis nacionais, proibindo discursos fascistas e de ódio. Lula ressaltou que ter dinheiro não dá o direito de desrespeitar as autoridades e instâncias do país.
Por sua vez, a plataforma X, da qual Elon Musk é proprietário, deve enfrentar um completo banimento nos próximos dias no Brasil, conforme determinação do STF e da Anatel. A agência reguladora já informou que as operadoras têm um prazo de até cinco dias para cumprir a decisão judicial.
Apesar disso, usuários ainda podem acessar a plataforma por meio de VPNs, o que coloca em xeque a efetividade do banimento. A polêmica envolvendo empresários estrangeiros, a interferência do poder judiciário e a liberdade de expressão na internet seguem como temas de destaque no cenário político nacional. A sociedade aguarda para ver como essa questão será equacionada nos próximos dias.