SENADO FEDERAL – Mato Grosso obtém garantia para financiar projeto educacional de US$100 milhões com apoio da União e Banco Mundial.
O senador Jayme Campos, do partido União-MT, já havia manifestado seu apoio ao projeto na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), e reiterou sua defesa no Plenário, ressaltando que a iniciativa visa a combater a evasão escolar e investir na formação dos jovens. Ele enfatizou a importância de modernizar a gestão escolar, promover a digitalização das instituições de ensino com maior acesso à internet, capacitar os professores e reduzir a taxa de abandono escolar.
Além disso, Jayme Campos destacou que os recursos serão direcionados para a criação de escolas ecológicas inclusivas, focadas em segurança, eficiência energética e adaptação às mudanças climáticas. O senador ressaltou que Mato Grosso tem se destacado como exemplo de eficiência educacional, sendo o segundo estado que mais evoluiu na qualidade do ensino médio em relação ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).
O empréstimo do Banco Mundial será parcelado em até 294 meses, cabendo à União assumir a dívida caso o estado não cumpra com as obrigações financeiras. Essa parceria entre as esferas federal, estadual e internacional representa um importante passo para o fortalecimento da educação em Mato Grosso e o desenvolvimento de melhores condições de aprendizagem para os jovens da região.
Por meio desse investimento, a expectativa é de que o estado consiga promover avanços significativos na educação, preparando assim os jovens mato-grossenses para enfrentar os desafios do futuro com mais conhecimento e capacitação.