SENADO FEDERAL – Senado cria grupo de estudos sobre relação de emprego de árbitros com as federações esportivas para profissionalizar arbitragem.
Durante a sessão, Romário ressaltou que o tema em questão não afeta apenas o futebol, mas todas as modalidades esportivas brasileiras. O grupo será composto por diversos membros, incluindo representantes de entidades ligadas à arbitragem e do Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério do Esporte e Confederação Brasileira de Futebol.
Entre os integrantes do grupo, destacam-se nomes como Wilson Luiz Seneme, presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, e Marcelo Van Gasse, presidente da Associação Brasileira dos Árbitros do Brasil. Além disso, o grupo contará com a participação de árbitros de futebol renomados, como Anderson Daronco, Raphael Claus e ex-árbitros como Evandro Rogério Roman e Luís Antônio Silva Santos.
O objetivo principal desse grupo de trabalho é promover a profissionalização e valorização dos árbitros esportivos no Brasil, buscando melhorias nas condições de trabalho e na relação de emprego com as federações esportivas. A presença de especialistas e representantes de entidades envolvidas na arbitragem é fundamental para a elaboração de propostas e diretrizes que possam contribuir para o desenvolvimento do setor no país.
Com a aprovação da criação desse grupo de trabalho, a Comissão de Esporte do Senado demonstra um compromisso em promover debates e ações que possam impactar positivamente o cenário esportivo nacional, visando à melhoria das condições de trabalho e da profissionalização dos árbitros em todas as modalidades esportivas.