Sociedade Brasileira Realiza Evento em Maceió para Conscientização sobre Doenças Reumáticas com Aula de Dança na Orla da Ponta Verde

Neste domingo, 1º de setembro, é comemorado o Dia Nacional de Conscientização das Doenças Reumáticas. A data tem como objetivo chamar a atenção da população para a importância do diagnóstico precoce, prevenção e tratamento adequado dessas doenças.

Para marcar a ocasião, a Sociedade Brasileira da especialidade, em colaboração com suas regionais, organizará diversas atividades educativas voltadas ao público em geral. Em Maceió, o evento acontecerá na orla da Ponta Verde, onde médicos estarão presentes para abordar temas como cuidados preventivos, estratégias para lidar melhor com as doenças reumáticas, e a importância de um diagnóstico precoce e tratamento adequado. Além disso, será realizado um aulão de dança para destacar o impacto positivo do exercício físico na qualidade de vida. A reumatologista Aparecida Medeiro, que lidera a mobilização em Alagoas, é a nossa entrevistada e explicará em detalhes sobre essa iniciativa e sobre como lidar com as doenças reumáticas.

Questionada sobre a prevalência da doença, o perfil dos pacientes e como conviver da melhor maneira possível com as patologias reumáticas, a dra. Aparecida informou que, no Brasil, mais de 15 milhões de pessoas sofrem de alguma patologia reumática. “São doenças crônicas inflamatórias, raras e autoimunes que podem afetar qualquer faixa etária, desde crianças até idosos. Embora não haja uma cura definitiva, é possível controlar a doença com um diagnóstico e tratamento correto”, destacou.

Quando perguntada sobre a disponibilidade de especialistas para atender a demanda, a reumatologista observou uma carência preocupante na área. “Em Alagoas, há cerca de 30 reumatologistas, o que é insuficiente e a maioria está concentrada na capital. A rede pública absorve poucos desses profissionais, o que dificulta bastante a assistência à população. Muitas dessas doenças, quando não tratadas adequadamente, podem evoluir e comprometer seriamente os membros, levando à deformidades e desgaste das cartilagens e ossos”, explicou.

Sobre as causas das doenças reumáticas e como preveni-las, a dra. Aparecida esclareceu que algumas têm origem genética e, portanto, acompanham o indivíduo durante toda a vida, enquanto outras podem ser fruto de diversos fatores, incluindo um estilo de vida desfavorável. “A prevenção envolve uma abordagem integrativa, considerando alimentação equilibrada, prática regular de atividade física e cuidado com a saúde emocional”, afirmou.

Finalmente, ao abordar a questão da atividade física recomendada, a reumatologista salientou a importância de escolher uma atividade que proporcione prazer e bem-estar. “O importante é se movimentar e sair da posição de repouso. No entanto, é necessário considerar qualquer limitação física ao escolher o esporte ou exercício”, explicou. Ela destacou a realização de uma aula de dança como parte das atividades educativas do evento na Ponta Verde, que será conduzida pelo profissional de educação física Felipe Vinícius. “Convidamos todos a participarem e a aproveitarem a oportunidade para esclarecer dúvidas sobre cuidados e prevenção de doenças reumáticas”, concluiu.

Botão Voltar ao topo