Movimentação de voos no Brasil em agosto atinge marca histórica, com mais de 8 milhões de passageiros e crescimento anual de 4%.

Em agosto deste ano, mais de 8 milhões de passageiros embarcaram em voos pelo Brasil, segundo o Relatório de Demanda e Oferta da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Esse número representa o segundo melhor resultado da série histórica para o mês, ficando atrás apenas do mesmo período do ano anterior.

No acumulado dos primeiros oito meses de 2024, quase 78 milhões de pessoas foram transportadas, o que corresponde a um crescimento de quase 4% em comparação ao mesmo período de 2023. O aumento dos voos domésticos e internacionais em relação a agosto do ano passado foi de 0,7%.

Os aeroportos mais movimentados nesse período foram Guarulhos, Congonhas e Brasília, que juntos representaram mais de 30% do fluxo de passageiros. Em seguida, estão os terminais de Campinas, Confins, Galeão e Recife, responsáveis por quase 23% do total de passageiros.

A ponte aérea São Paulo-Rio foi a rota com o maior número de passageiros, seguida por São Paulo-Brasília, São Paulo-Confins e Recife-Guarulhos. No que se refere aos voos internacionais, mais de 2 milhões de turistas foram recebidos nos aeroportos brasileiros, representando um crescimento de cerca de 14% nas operações de embarque e desembarque.

As rotas de voos internacionais mais movimentadas em agosto foram Chile-São Paulo, São Paulo-Buenos Aires e São Paulo-Espanha. Esses dados indicam um aumento significativo no fluxo de passageiros, tanto domésticos quanto internacionais, evidenciando a retomada do setor aéreo após um período desafiador devido à pandemia.

O setor aéreo é fundamental para a economia do país, movimentando o turismo e contribuindo para o desenvolvimento do mercado de viagens. Com a melhoria das condições sanitárias e a retomada gradual das atividades econômicas, a tendência é que o número de passageiros continue crescendo nos próximos meses.

Botão Voltar ao topo