Outubro terá chuvas acima da média em diversos estados do Brasil; temperaturas podem ficar acima da média em grande parte do país.

No mês de outubro, a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aponta para chuvas acima da média em diversas regiões do Brasil. De acordo com o boletim divulgado nesta quarta-feira, 25, a Região Sul, Mato Grosso do Sul, São Paulo, sul do Rio de Janeiro e Minas Gerais devem registrar índices pluviométricos acima do esperado para o período.

Além disso, o Inmet destaca a possibilidade de retorno gradual das chuvas para a parte central do país ao longo da segunda quinzena de outubro. Nas regiões sudoeste do Amazonas e do Pará, bem como no norte de Rondônia, as precipitações também devem ficar ligeiramente acima da média.

Por outro lado, em grande parte do Nordeste, norte de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Tocantins e Pará, são esperadas chuvas próximas e abaixo da média climatológica. Em relação à umidade do solo, o instituto prevê redução nos níveis, especialmente no Matopiba, o que poderá beneficiar a finalização da colheita do algodão e do feijão terceira safra.

Para as culturas de verão, as áreas de Mato Grosso do Sul, São Paulo e sul de Minas Gerais podem ser beneficiadas com o retorno gradual das chuvas. Na Região Sul, as previsões indicam chuvas acima da média, o que pode favorecer o início do plantio e o desenvolvimento da safra 2024/2025.

Em relação às temperaturas, o Inmet projeta que devem ficar acima da média em grande parte do país, devido à redução das chuvas. Em áreas de Mato Grosso, oeste da Bahia, Piauí e Maranhão, são esperados alguns dias de calor em excesso, com temperaturas médias podendo ultrapassar os 28ºC.

No entanto, em localidades específicas do leste de Pernambuco, Rio Grande do Norte, sudeste do Amazonas, sudoeste de São Paulo, sudeste do Paraná e centro de Santa Catarina, as temperaturas devem ficar próximas à média. Já no Rio Grande do Sul e em áreas pontuais de Santa Catarina e Paraná, são previstos valores abaixo da média, com temperaturas inferiores a 17 graus em áreas de maior altitude das Regiões Sul e Sudeste.

Botão Voltar ao topo