Anvisa determina retirada de produtos de coco ralado e azeite de duas marcas por motivos de segurança alimentar.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a retirada de três marcas de produtos dos mercados, sendo uma de coco ralado e duas de azeite. A empresa ‘Coco & Companhia’ teve o lote n.º 030424158 de coco ralado proibido de circular devido a um resultado insatisfatório em testes que detectaram a presença de dióxido de enxofre. Essa substância, em concentrações elevadas, pode causar irritação e inflamação no corpo humano, tornando o produto impróprio para consumo.

Além disso, a Anvisa suspendeu todos os lotes de azeites de oliva das marcas ‘Serrano’ e ‘Cordilheira’. O motivo da suspensão foi a falta de identificação da origem dos produtos, que são importados. A agência destacou que a ausência de garantias sobre a segurança dos azeites levou à proibição, pois a importação e distribuição dos produtos foram realizadas por empresas sem CNPJ no Brasil.

A presença de dióxido de enxofre no coco ralado e a falta de identificação da origem dos azeites são problemas que colocam em risco a saúde dos consumidores. A Anvisa ressaltou a importância de fiscalizar e garantir a qualidade dos alimentos disponíveis no mercado, evitando possíveis danos à saúde da população.

A ação da Anvisa visa proteger a saúde e o bem-estar dos consumidores, garantindo que os alimentos comercializados estejam de acordo com as normas de segurança e qualidade estabelecidas. Consumidores que possuírem os produtos dessas marcas em casa devem interromper o consumo imediatamente e procurar orientação sobre como proceder em relação aos produtos adquiridos. É fundamental que os órgãos competentes estejam atentos e atuantes na fiscalização dos alimentos disponíveis no mercado, garantindo a segurança alimentar da população.

Botão Voltar ao topo