INVESTIMENTO E REVITALIZAÇÃO! – Programa Vida Nova nas Grotas Concorre ao Prêmio Periferia Viva e Atinge Nota de Destaque

O programa “Vida Nova nas Grotas”, uma iniciativa do Governo Paulo Dantas, alcançou mais um significativo marco ao ser classificado entre as melhores ações governamentais do Brasil na fase preliminar do Prêmio Periferia Viva, promovido pelo Ministério das Cidades. Este programa, que já revitalizou 61 grotas em Alagoas através de um investimento superior a R$ 10,4 milhões provenientes do Tesouro Estadual, destaca-se não apenas pelo seu impacto local, mas também pelo reconhecimento internacional. Entre as honrarias já conquistadas estão o Concurso Gobernarte do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o World Smart City Awards.

O desempenho do “Vida Nova nas Grotas” no Prêmio Periferia Viva foi divulgado na última terça-feira (24) pela Secretaria Nacional de Periferias. Com a avaliação de 8,67 pontos, o programa se posicionou como o terceiro melhor no ranking classificatório. A competição, que se dá na categoria Iniciativas de Entes Públicos Governamentais, analisa uma vasta gama de ações institucionais, especialmente aquelas que promovem melhorias tangíveis na qualidade de vida das comunidades periféricas.

A avaliação incluiu desde a concepção do projeto até a execução e a integração comunitária e sustentável das soluções propostas. O “Vida Nova nas Grotas” iniciou seus trabalhos mapeando as condições de infraestrutura de cada grota e colhendo informações diretamente dos moradores dessas áreas. Esse diagnóstico permitiu a elaboração de um perfil socioeconômico detalhado, orientando a revitalização e urbanização das localidades de maneira eficaz e inclusiva.

As ações do programa são diversas e incluem a construção de escadarias, canaletas, corrimãos, passeios, pintura artística e acesso pavimentado nas grotas. Atualmente, 56 grotas na capital e cinco no interior do estado já foram beneficiadas, proporcionando melhorias significativas na acessibilidade, segurança, mobilidade e qualidade de vida dos moradores. A meta é revitalizar todas as 100 grotas existentes em Maceió.

O reconhecimento internacional também faz parte da trajetória do “Vida Nova nas Grotas”. Em 2019, venceu o Concurso Gobernarte: A Arte do Bom Governo – Prêmio Eduardo Campos, concedido pelo BID. No ano seguinte, o programa foi premiado no World Smart City Awards, na categoria Qualidade de Vida e Inclusão, e foi apresentado no Fórum Mundial das Cidades, realizado pela ONU em Abu Dhabi. Em 2021, o programa foi finalista no Prêmio Excelência em Competitividade, uma iniciativa do Ranking de Competitividade dos Estados, do Centro de Liderança Pública (CLP).

A segunda edição do Prêmio Periferia Viva visa promover ações que reduzam as desigualdades sociais e territoriais, reconhecendo as periferias como áreas de potência e criatividade. O resultado final da premiação será divulgado até o dia 14 de outubro deste ano, levando em conta cotas regionais para promover a igualdade. O “Vida Nova nas Grotas” segue como um poderoso exemplo da efetividade de políticas públicas bem-estruturadas em transformar realidades e trazer dignidade a comunidades historicamente marginalizadas.

Botão Voltar ao topo