MUNICIPIOS – Mercado de trabalho do agronegócio tem saldo positivo de 22 mil postos em julho, segundo dados da CNM.

O mercado de trabalho do agronegócio fechou o mês de julho com um saldo positivo de 22.324 postos de trabalho, segundo informações do Informativo da Confederação Nacional de Municípios (CNM) sobre emprego no campo. Ao todo, foram realizadas mais de 230 mil contratações, contra 208 mil desligamentos.

Destaca-se que o desempenho do mercado de trabalho no agronegócio no mês de julho foi inferior ao observado no mesmo período em 2023 e em 2022, registrando 25.497 e 34.580 novos postos de trabalho, respectivamente.

O crescimento do emprego no mês de referência foi impulsionado pela criação de novas vagas em setores como a fabricação de açúcar em bruto, o cultivo de melão e a fabricação de álcool na região nordeste do país. Além disso, o cultivo de cana-de-açúcar, uva e a fabricação de calçados de couro também contribuíram positivamente, gerando um total de 2,7 mil vagas adicionais.

É interessante ressaltar que os pequenos e médios Municípios foram responsáveis pela maior parte do saldo de empregos no mercado de trabalho do agronegócio no mês de julho, representando 82% do total, o que corresponde a 18,4 mil vagas. Dos 4.673 municípios com movimentação no setor, 2.273 apresentaram expansão, enquanto 2.067 tiveram redução.

Os dados revelam a importância do agronegócio como gerador de empregos e impulsionador da economia nacional, especialmente em regiões como o nordeste do país. A diversificação dos setores agrícolas e a expansão das oportunidades de trabalho contribuem para o desenvolvimento socioeconômico do país, proporcionando mais qualidade de vida para a população rural.

Botão Voltar ao topo