Banco Central notifica vazamento de dados do Pix de mais de 53 mil chaves: “Não houve acesso a informações sensíveis”
Dessa vez, foram comprometidas 53.383 chaves Pix registradas na Qesh Instituição de Pagamento LTDA, conhecida como Qesh. Os casos ocorreram entre os dias 10 e 19 de setembro.
O BC explicou que a violação de dados pessoais aconteceu devido a algumas falhas no sistema da instituição financeira. No entanto, foi ressaltado que não houve exposição de informações sensíveis, como senhas, detalhes de transações ou saldos financeiros em contas bancárias, tampouco outras informações sigilosas.
“A informação obtida se refere principalmente a dados cadastrais que não possibilitam a movimentação de recursos, acesso às contas ou a outras informações financeiras”, afirmou o Banco Central em comunicado.
Ainda de acordo com a instituição, os clientes afetados por esse incidente serão notificados somente por meio do aplicativo ou internet banking da empresa. O BC e as instituições participantes não utilizarão outros meios de comunicação, como mensagens, chamadas telefônicas, SMS ou e-mails, para informar os usuários atingidos.
O banco garantiu que medidas rigorosas estão sendo tomadas para investigar a fundo o ocorrido e que todas as sanções previstas na regulação em vigor serão aplicadas. A segurança dos dados dos clientes é uma prioridade e, por isso, a entidade está agindo de forma rápida e transparente para resolver a situação da melhor maneira possível.