EDUCAÇÃO – Inep abre período de adesão ao Enem para privados de liberdade; órgãos públicos têm até 18 de setembro.
O processo de adesão requer que os órgãos de administração prisional ou socioeducativa de cada um dos 26 estados e do Distrito Federal indiquem os estabelecimentos onde as provas poderão ser realizadas. De acordo com as diretrizes e o cronograma do Enem PPL 2024, os interessados devem encaminhar um ofício para o e-mail do Inep para formalizar a adesão à iniciativa, seguindo as orientações estabelecidas no modelo disponibilizado no edital.
As inscrições dos participantes deverão ser realizadas entre os dias 7 e 25 de outubro pelos seus responsáveis pedagógicos, com a previsão de aplicação das provas nos dias 10 e 11 de dezembro. O Inep ressalta a importância de que o exame não seja realizado em unidades que não apresentem as condições logísticas e de segurança adequadas, além de não cumprirem todos os critérios estabelecidos no Termo de Adesão, Responsabilidade e Compromisso.
O Enem é um importante instrumento de avaliação do desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica, sendo uma porta de entrada para a educação superior no Brasil ao longo de mais de duas décadas. As notas obtidas no exame podem ser utilizadas para acesso ao Sisu, ProUni e ainda são aceitas em instituições de ensino superior em Portugal.
Além disso, os participantes têm a possibilidade de pleitear financiamento estudantil em programas do governo, como o Fies. Qualquer pessoa que já concluiu o ensino médio ou está em vias de finalizar essa etapa pode realizar o Enem para ter oportunidades de acesso à educação superior, sendo possível também a participação de treineiros para autoavaliação de conhecimentos.