Interior de SP em alerta: 4 cidades registram focos de incêndio e estado entra em estado de emergência.

O estado de São Paulo está enfrentando um grande desafio com o aumento de focos ativos de incêndio, atingindo cidades como Jaú, Luiz Antônio, Santa Isabel e São José dos Campos. A Defesa Civil divulgou que, atualmente, há 4 focos ativos em diferentes regiões do interior paulista.

As autoridades estão mobilizadas para combater as chamas e no início desta segunda-feira, nove aeronaves estão sendo utilizadas para controlar a situação, sendo cinco de asa fixa e quatro de asa rotativa.

O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) emitiu um alerta para o risco de incêndio no estado de São Paulo, abrangendo 48 municípios que estão em alerta. O Mapa de Risco de incêndio indica que quase todas as regiões do estado possuem um alto grau de risco, o que exige atenção redobrada das equipes de combate e da população em geral.

Com a previsão de dias secos e firmes, sem chuva à vista, as temperaturas tendem a subir gradativamente, resultando em um clima quente e abafado em todo o território paulista. Os índices de umidade relativa do ar devem diminuir, aumentando o risco de incêndios florestais, principalmente em áreas de vegetação seca.

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), os registros de focos ativos de incêndio em setembro aumentaram significativamente em comparação com o ano anterior, representando um aumento alarmante das queimadas no estado de São Paulo.

Diante deste cenário preocupante, a população precisa adotar medidas preventivas, como não colocar fogo em áreas de vegetação seca, evitar jogar bitucas de cigarro em locais suscetíveis a incêndios, e não realizar queimadas. A inalação de fumaça proveniente dos incêndios pode agravar problemas respiratórios, sendo essencial procurar ajuda médica em caso de sintomas.

É fundamental que a população esteja atenta e, ao avistar fumaça suspeita ou focos de incêndio, informe imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo número 193. A colaboração de todos é essencial para evitar novos incidentes e preservar o meio ambiente.

Botão Voltar ao topo