JUSTIÇA – Mais de 78 mil solicitações de registro de candidatura para as eleições municipais em SP: 6% são indeferidas ou aguardam recurso.

Nas eleições municipais no estado de São Paulo, um total de 78.288 solicitações de registro de candidatura foram submetidas à análise da Justiça Eleitoral. Deste número, 6% foram indeferidas, estão aguardando recursos ou envolvem situações como cancelamento pelo partido, renúncia à candidatura ou falecimento. Os dados, divulgados pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), mostram que houve 2.107 pedidos para o cargo de prefeito, 2.137 para vice-prefeito e a grande maioria, 74.044, para o cargo de vereador.

Um cenário interessante se revela ao observar a distribuição das candidaturas pelos partidos políticos. O Partido Social Democrático (PSD) desponta como aquele com o maior número de candidatos, somando 7.112 postulantes a cargos de prefeito ou vereador. Em seguida, aparecem o Partido Liberal, com 6.811 candidaturas; Republicanos, com 6.757; Movimento Democrático Brasileiro, com 6.233; e União Brasil, com 5.738 candidaturas.

Além disso, é possível destacar a formação de federações de partidos no processo eleitoral. Uma federação composta pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Partido Comunista do Brasil (PC do B) e Partido Verde (PV) reúne o maior número de candidatos, totalizando 4.304. Na sequência, estão o PSDB e Cidadania, com 4.299 candidaturas, e o PSOL e a Rede Sustentabilidade, com 1.601 candidatos.

Para os eleitores interessados em conhecer mais sobre as candidaturas registradas, a plataforma DivulgaCandContas é uma ferramenta útil. Lá é possível acessar informações sobre os candidatos, suas contas eleitorais e as dos partidos políticos aos quais estão vinculados.

Este panorama das candidaturas para as Eleições Municipais 2024 mostra a diversidade e quantidade de postulantes aos cargos públicos no estado de São Paulo, demonstrando a vitalidade do processo democrático e o engajamento dos cidadãos na esfera política local.

Botão Voltar ao topo