OAB/AL participará do teste de integridade das urnas eletrônicas nas eleições municipais de Alagoas em parceria com o TRE/AL.

A Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL) tem mais uma importante participação no processo eleitoral deste ano. No dia 6 de outubro, ocorrerá a eleição dos gestores municipais e a OAB/AL, em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AL), sediará os testes de integridade das urnas eletrônicas. Essa iniciativa busca garantir a transparência e a lisura do pleito.

No próximo sábado (5), será realizado o sorteio das seções eleitorais que passarão pelo processo de integridade, com a participação de 20 urnas eletrônicas. No dia da eleição, 18 urnas sem biometria serão testadas no auditório da OAB em Jacarecica, enquanto as outras duas urnas, com biometria, passarão pelo teste no Centro Universitário de Maceió (Unima/Afya).

Dois advogados indicados pelo presidente da OAB/AL, Vagner Paes, representarão a Ordem nesse momento crucial para a democracia. Maria Aline de Melo Costa e Mateus Lima Menezes foram os escolhidos para acompanhar de perto o processo de integridade das urnas eletrônicas.

Para o presidente da Comissão de Direito Eleitoral, Francisco Dantas, a participação da OAB Alagoas nesse processo demonstra a importância da Ordem para o fortalecimento do regime democrático. Ele destaca que a solicitação feita ao TRE/AL foi prontamente aceita, e agora a OAB terá a oportunidade de contribuir diretamente para o processo eleitoral.

O teste de integridade consiste em simular uma eleição, com os procedimentos padrão dos votantes, como o registro da presença dos eleitores pelos mesários. É fundamental para garantir a confiabilidade das urnas eletrônicas e a lisura do processo eleitoral. A participação ativa da OAB/AL nesse procedimento é mais um passo importante na busca por eleições transparentes e democráticas.

Botão Voltar ao topo