Rede Repórter

CAMARA DOS DEPUTADOS – Projeto de Lei proposto por Duda Salabert visa considerar séries históricas de chuva nos licenciamentos ambientais para prevenir impactos climáticos.

No dia 21 de outubro de 2024, a Câmara dos Deputados recebeu o Projeto de Lei 2131/24, de autoria da deputada Duda Salabert (PDT-MG), que propõe alterações na Lei de Política Nacional de Meio Ambiente (PNMA), com o objetivo de incluir o monitoramento das séries históricas de chuvas e a projeção das precipitações esperadas para os próximos anos como princípios e objetivos essenciais.

Segundo a parlamentar, em um cenário de mudanças climáticas cada vez mais evidentes, é fundamental adotar medidas de prevenção que possam minimizar os riscos e consequências dos eventos climáticos extremos sobre as cidades. Dessa forma, o projeto visa a implementação de ações que possam monitorar, publicizar e mitigar os impactos das chuvas e outros fenômenos climáticos.

O PL ainda precisa passar por algumas etapas antes de se tornar lei. Primeiramente, será analisado pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), em um processo que, caso não haja discordância entre as comissões, poderá ser votado sem a necessidade da aprovação do Plenário. No entanto, caso haja divergências ou recurso assinado por 52 deputados para a apreciação da matéria no Plenário, o projeto terá que passar por essa instância.

Para que o projeto se torne lei, precisa ser aprovado tanto pela Câmara dos Deputados quanto pelo Senado Federal. A iniciativa da deputada Duda Salabert visa trazer mais atenção para a importância do monitoramento das chuvas e das projeções climáticas como ferramentas essenciais para a prevenção de desastres naturais e a promoção da sustentabilidade ambiental.

Assinando a reportagem, Janary Júnior, com edição de Natalia Doederlein.

Sair da versão mobile