Rede Repórter

Operação do Ibama apreende 50 aranhas caranguejeiras em bagagem vinda da Bélgica no Centro de Triagem Internacional dos Correios em São Paulo.

Uma operação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) resultou na apreensão de 50 aranhas da família Theraphosidae, conhecidas popularmente como caranguejeiras, em uma bagagem com brinquedos proveniente da Bélgica. A ação de combate ao tráfico de animais silvestres ocorreu na última semana no Centro de Triagem Internacional dos Correios (Ceint), em São Paulo.

O Ibama informou que as aranhas estavam escondidas entre brinquedos, roupas infantis, materiais escolares e itens alimentares de um brasileiro que retornava do país europeu. O indivíduo foi multado em R$ 12 mil por não possuir licença ambiental para a importação dos espécimes. As aranhas foram encaminhadas ao Laboratório de Coleções Zoológicas do Instituto Butantan, onde passarão por análises e poderão ser incluídas em projetos de pesquisa científica.

Segundo o Ibama, além de aranhas, outros animais traficados ilegalmente incluem invertebrados, ovos de aves e répteis, pequenos anfíbios e peixes. Produtos e subprodutos da fauna, como barbatanas de tubarão e bexigas natatórias de peixes, também despertam interesse dos traficantes. Somente em São Paulo, foram apreendidos mais de 8 mil espécimes da fauna silvestre e exótica, juntamente com 40 quilos de bexigas natatórias de peixes e 120 quilos de barbatanas de tubarão desde o início do ano.

Essas ações demonstram a importância do trabalho de fiscalização e combate ao tráfico de animais silvestres, visando a preservação da fauna e garantindo a integridade ambiental. A população também pode contribuir denunciando atividades suspeitas através do WhatsApp do Metrópoles SP. Siga também o perfil do Metrópoles SP no Instagram para ficar por dentro do que acontece em São Paulo.

Sair da versão mobile