Rede Repórter

Presidentes do Senado e Câmara se reúnem para discutir regras de emendas parlamentares em projeto do senador Angelo Coronel.

Os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), têm um encontro agendado para esta terça-feira (22) com o senador Angelo Coronel (PSD-BA) para discutir um projeto de autoria do parlamentar que trata das regras para a execução e indicação de emendas parlamentares. A proposta apresentada pelo senador visa tornar disponíveis no Portal da Transparência todas as informações relacionadas à alocação e execução das emendas parlamentares. Um dos principais requisitos para a liberação dos repasses é a transparência, com a divulgação de informações que deixem claro tanto os autores das indicações de recursos quanto o destino desses recursos.

Além disso, outras alternativas de resposta ao Supremo Tribunal Federal também estão sendo discutidas, com a possibilidade de incorporar regras no texto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). O senador Confúcio Moura (MDB-RO), relator da LDO, manifestou sua intenção de incluir em seu relatório parte do acordo firmado entre os três Poderes em relação às emendas parlamentares.

Esse debate demonstra a preocupação do Legislativo em garantir a transparência e o uso adequado dos recursos públicos, especialmente no que diz respeito às emendas parlamentares. A disponibilização de informações claras e acessíveis no Portal da Transparência é fundamental para o controle social e a fiscalização dos recursos destinados pelos parlamentares.

A reunião entre os presidentes do Senado e da Câmara com o senador Angelo Coronel promete ser um momento importante para o avanço desse debate e a construção de um consenso em relação às regras para as emendas parlamentares. A transparência e a prestação de contas são pilares essenciais da democracia e devem nortear as decisões tomadas no âmbito do Congresso Nacional.

Sair da versão mobile