Vacinas da Covid-19 vencidas e subvariante em três estados: Ministério da Saúde desacelera vacinação com 3 milhões de doses paradas.

A vacinação contra Covid-19 no Brasil enfrenta novos desafios com a identificação de uma subvariante do vírus em três estados e a desaceleração do processo de imunização devido à redução na distribuição de doses por parte do Ministério da Saúde. Um fato preocupante é que cerca de 3 milhões de doses da vacina adquirida no início do ano, no valor de R$ 725 milhões, venceram e estão atualmente estocadas no ministério.

Do total de 12,5 milhões de vacinas da empresa Moderna adquiridas pelo governo, apenas 8,26 milhões foram repassadas para os estados e municípios, deixando 4,2 milhões em estoque. Deste montante, 1,2 milhões de doses já foram recolhidas pela farmacêutica devido à necessidade de substituição por vacinas adaptadas à nova subvariante do vírus e com validade mais estendida.

A Moderna está em processo de substituição das vacinas devido ao descumprimento de uma cláusula contratual que exigia doses com prazo de validade mais longo. A Anvisa autorizou a importação de 1,2 milhões de novas vacinas para substituir as recolhidas, as quais passarão por rigorosas verificações antes de serem distribuídas na rede pública de saúde.

A situação atual levanta preocupações sobre a eficácia da vacinação no país, especialmente diante da identificação de novas variantes do vírus e dos entraves logísticos e contratuais que estão impedindo o pleno andamento da campanha de imunização. É essencial que o Ministério da Saúde e as empresas fornecedoras de vacinas trabalhem juntos para superar esses desafios e garantir a proteção da população brasileira contra a Covid-19.

Botão Voltar ao topo