Concurso de Obras Audiovisuais “Pelo Fim da Violência contra a Mulher” tem seus ganhadores anunciados pela TV Câmara.

Na tarde desta sexta-feira (25), a TV Câmara, em parceria com a Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, divulgou os vencedores do Concurso de Obras Audiovisuais “Pelo Fim da Violência contra a Mulher”. A competição teve como objetivo promover a reflexão e o debate sobre os diversos tipos de violência enfrentados pelo público feminino, como a doméstica, política, sexual, patrimonial, moral, obstétrica e psicológica.

Ao todo, foram 44 vídeos inscritos, sendo que 31 tiveram suas inscrições deferidas, representando todas as regiões do Brasil. Um júri composto por cinco membros da TV Câmara e da Secretaria da Mulher avaliou os trabalhos, levando em consideração critérios técnicos como roteiro, direção, áudio, vídeo, adequação ao tema e à programação da emissora.

Os cinco vencedores foram escolhidos com base na maior pontuação geral em cada uma das regiões brasileiras. Na Região Norte, o filme “A pior dor que há”, dirigido por Ana Clara Miranda Lucena e produzido em Palmas (TO) em 2024, foi o vencedor. Já na Região Nordeste, o destaque foi para “Céu”, sob a direção de Valtyennya Campos Pires e produzido em Serra Redonda (PB) no ano de 2020.

Na Região Centro-Oeste, o filme vencedor foi “A bicicleta”, dirigido por Milena Ribeiro e produzido em Goiânia (GO) em 2019. Em seguida, na Região Sudeste, o prêmio foi para “Firmina”, dirigido por Izah Neiva e produzido em Guarulhos (SP) em 2023. Por fim, na Região Sul, “Era uma vez uma princesa”, dirigido por Lisiane Cohen e produzido em Porto Alegre (RS) em 2021, foi o grande vencedor.

A cerimônia de premiação está agendada para o mês de dezembro, onde cada obra vencedora receberá o prêmio de R$ 10 mil pela cessão do direito de transmissão pela TV Câmara e outras plataformas de comunicação da Câmara dos Deputados. Este concurso é mais uma iniciativa importante para conscientizar a sociedade sobre a urgência de combater a violência contra a mulher e promover a igualdade de gênero em nossa sociedade.

Botão Voltar ao topo