Concurso de Obras Audiovisuais “Pelo Fim da Violência contra a Mulher” tem seus ganhadores anunciados pela TV Câmara.
Ao todo, foram 44 vídeos inscritos, sendo que 31 tiveram suas inscrições deferidas, representando todas as regiões do Brasil. Um júri composto por cinco membros da TV Câmara e da Secretaria da Mulher avaliou os trabalhos, levando em consideração critérios técnicos como roteiro, direção, áudio, vídeo, adequação ao tema e à programação da emissora.
Os cinco vencedores foram escolhidos com base na maior pontuação geral em cada uma das regiões brasileiras. Na Região Norte, o filme “A pior dor que há”, dirigido por Ana Clara Miranda Lucena e produzido em Palmas (TO) em 2024, foi o vencedor. Já na Região Nordeste, o destaque foi para “Céu”, sob a direção de Valtyennya Campos Pires e produzido em Serra Redonda (PB) no ano de 2020.
Na Região Centro-Oeste, o filme vencedor foi “A bicicleta”, dirigido por Milena Ribeiro e produzido em Goiânia (GO) em 2019. Em seguida, na Região Sudeste, o prêmio foi para “Firmina”, dirigido por Izah Neiva e produzido em Guarulhos (SP) em 2023. Por fim, na Região Sul, “Era uma vez uma princesa”, dirigido por Lisiane Cohen e produzido em Porto Alegre (RS) em 2021, foi o grande vencedor.
A cerimônia de premiação está agendada para o mês de dezembro, onde cada obra vencedora receberá o prêmio de R$ 10 mil pela cessão do direito de transmissão pela TV Câmara e outras plataformas de comunicação da Câmara dos Deputados. Este concurso é mais uma iniciativa importante para conscientizar a sociedade sobre a urgência de combater a violência contra a mulher e promover a igualdade de gênero em nossa sociedade.