UFAL – Prograd/Ufal abre edital para supervisores do Pibid em escolas públicas: inscrições até 27 de outubro. Valor da bolsa é de R$ 1.100,00.

A Pró-reitoria de Graduação (Prograd) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) está com inscrições abertas até o próximo domingo, 27 de outubro, para professores da rede pública que desejam participar como supervisores do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). Essa oportunidade visa estimular a formação de docentes em nível superior e contribuir para a qualidade da educação básica pública no Brasil.

Para se inscrever, é necessário que o candidato possua diploma em licenciatura na área correspondente ao subprojeto, além de pelo menos dois anos de experiência no magistério da educação básica. O professor também deve ser efetivo na escola parceira que abrigará o subprojeto e atuar em sala de aula. A bolsa é no valor de R$1.100,00 para uma carga horária de dez horas semanais.

O papel do professor supervisor é essencial no acompanhamento e supervisão das atividades dos bolsistas de iniciação à docência. Cada escola parceira pode contar com até três supervisores, junto com o coordenador e os 24 bolsistas envolvidos no projeto. Segundo a professora Francine Santos, a Ufal obteve um ótimo resultado no Pibid para 2024, alcançando o 10º lugar no ranking nacional das instituições de ensino superior com melhor desempenho.

As inscrições devem ser feitas por meio de formulários específicos para cada subprojeto, sendo que a seleção considerará a análise dos documentos, da carta de intenção, do currículo e uma entrevista. O resultado será divulgado em 12 de novembro. Para mais informações sobre os subprojetos, cursos, links de inscrição e vagas disponíveis, os interessados podem acessar o edital disponível no site da Ufal.

O Pibid é um programa executado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) com o objetivo de fortalecer a iniciação à docência e aprimorar a formação de professores. Não perca essa oportunidade de contribuir para a educação brasileira!

Botão Voltar ao topo