ALAGOAS – Detran Alagoas Inicia Mutirão com 1.800 Vagas Extras para Candidatos à 1ª Habilitação Com Prazo Vencendo

Em uma iniciativa que promete trazer alívio para muitos aspirantes a motoristas, o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) anunciou a abertura de 1.800 vagas extras para as provas práticas, destinadas principalmente a candidatos que estão próximos do término do prazo para obtenção da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Esse esforço ocorre em virtude do prazo de 12 meses concedido aos candidatos, que começa a contar a partir da realização dos exames físico e psicotécnico.

As vagas extras serão disponibilizadas nos meses de novembro e dezembro, estendendo-se tanto para Maceió quanto para o interior do estado. O processo de habilitação exige que o candidato participe de aulas teóricas e práticas em Centros de Formação de Condutores (CFCs) e, posteriormente, realize as provas no Detran. Para facilitar o acesso, especialmente para aqueles que estão com o prazo apertado, será necessário agendar as provas práticas através do site do Detran/AL.

Manassés Mesquita, chefe da Comissão Examinadora de Trânsito, detalhou que 1.400 dessas vagas extras serão destinadas a Maceió, atendendo não apenas aos moradores da cidade, mas também àqueles que vivem na Região Metropolitana. As outras 400 vagas serão distribuídas entre 14 cidades do interior onde o Detran possui Ciretrans. Essa decisão visa assegurar que um maior número de candidatos possa finalizar seu processo de habilitação, cumprindo o prazo estabelecido.

Em particular, existem candidatos que iniciaram o processo em 2019 e foram impactados pelas restrições impostas pela pandemia de Covid-19, o que impediu a finalização de suas habilitações. Esses candidatos recebem uma nova oportunidade de encerrar o processo até o dia 31 de dezembro de 2024, conforme estipulado pela deliberação nº 271 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Marco Fireman, diretor-presidente do Detran, reiterou o compromisso da autarquia em apoiar os candidatos na obtenção da 1ª CNH. “Estamos realizando este segundo mutirão em Maceió com o propósito de zerar a fila de provas práticas. Isso representa um grande benefício para a população que necessita da habilitação, muitas vezes, como requisito para conseguir um emprego”, destacou Fireman. A iniciativa do Detran/AL é um passo significativo na melhoria da acessibilidade aos serviços de habilitação no estado.

Botão Voltar ao topo