Disputa acirrada pela Presidência da Câmara dos Deputados é marcada por anúncio de três candidaturas e busca por consenso.

A menos de três meses da eleição para a nova Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, que irá liderar a Casa no biênio 2025/2026, a movimentação política já começou a ganhar destaque. Nomes importantes surgiram na disputa pela Presidência, mostrando as articulações e alianças que estão sendo costuradas nos bastidores do Legislativo.

Na última terça-feira (29), o atual presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), anunciou seu apoio ao deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) como candidato à Presidência. Motta contará com o respaldo dos partidos que compõem o bloco MDB-PSD-Republicanos-Podemos, do qual é vice-líder, somando um total de 147 deputados.

Contudo, a disputa não se restringe a Motta. Dois outros deputados também lançaram suas candidaturas: Antonio Brito (PSD-BA) e Elmar Nascimento (União-BA). Brito enfatizou sua busca pelo consenso na Casa, ressaltando a importância do diálogo e da representatividade de diferentes espectros políticos.

Por outro lado, Elmar Nascimento destacou que sua candidatura se baseia na renovação e no fortalecimento da democracia, valorizando a diversidade de pensamentos e ideias. Ele defende a participação efetiva dos 513 deputados na tomada de decisões, visando o melhor para o país.

A eleição da nova Mesa Diretora está marcada para o início de fevereiro, sendo que sete cargos estarão em disputa, incluindo presidente, vice-presidentes e secretários. A definição do pleito promete ser acirrada, com as diferentes candidaturas apresentando propostas e estratégias para conduzir os trabalhos legislativos nos próximos dois anos. Acompanhe as próximas movimentações para saber quem irá liderar a Câmara dos Deputados nesse importante período para o cenário político nacional.

Botão Voltar ao topo