Prefeito do Rio defende fechamento do Santos Dumont durante Cúpula do G20 para garantir segurança e logística adequadas.
Em entrevista à imprensa, o prefeito defendeu a medida, ressaltando que a segurança dos líderes mundiais é uma prioridade. Paes afirmou que já comunicou sua posição ao presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, e destacou que o Aeroporto Internacional do Galeão possui todas as condições necessárias para receber os voos durante o período de fechamento do Santos Dumont.
Além disso, o prefeito ressaltou que a recente recuperação do Galeão o torna capaz de garantir a segurança e o conforto dos passageiros que chegarão para a Cúpula do G20. Paes enfatizou a importância de uma decisão rápida sobre o fechamento do aeroporto, considerando as questões de logística e segurança envolvidas.
A Cúpula dos Líderes do G20 reunirá as maiores economias do mundo, bem como representantes da União Europeia e da União Africana. O Brasil assumiu a presidência do G20 no final do ano passado e sediará o evento em novembro, antes de transferir a presidência para a África do Sul.
Além do fechamento do aeroporto, o prefeito também defendeu a decretação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) durante o evento, destacando a importância da preservação da segurança pública diante da presença de líderes políticos internacionais. Paes enfatizou que, devido às restrições de segurança durante a Cúpula, foram decretados feriados municipais nos dias 18 e 19 de novembro na cidade do Rio de Janeiro.
Com essas medidas, espera-se que o evento transcorra de forma tranquila e segura, garantindo o sucesso da Cúpula dos Líderes do G20 no Rio de Janeiro.