Nordeste lidera a favor da descriminalização de drogas: 61% dos brasileiros são contrários à liberação, aponta pesquisa. Mulheres são mais favoráveis.

O Nordeste se destaca como a região com o maior índice de pessoas a favor da descriminalização das drogas no Brasil, de acordo com uma pesquisa realizada pelo PoderData. Os dados coletados entre os dias 12 e 14 de outubro de 2024 revelaram que aproximadamente 61% dos brasileiros são contrários à liberação de todas as drogas.

No entanto, quando analisamos as regiões do país separadamente, percebemos que o Centro-Oeste é o local com o maior número de pessoas que se opõem à liberação das drogas, atingindo 69% de desaprovação. Em seguida, temos as regiões Norte e Sul, ambas com 64% de indivíduos contrários, e o Sudeste, que conta com 62% de desaprovação.

Além disso, a pesquisa apontou que, nacionalmente, 22% das pessoas são favoráveis à liberação das drogas, enquanto 61% são contrárias. Surpreendentemente, 17% dos entrevistados preferiram não responder sobre o assunto, demonstrando uma certa divisão de opiniões na sociedade em relação a esse tema polêmico.

Um dado interessante também revelado pelo estudo é que as mulheres (24%) tendem a ser mais favoráveis à liberação de todas as drogas do que os homens (20%). Essa disparidade de opiniões entre os gêneros sugere que a discussão sobre a descriminalização das drogas é complexa e envolve diferentes perspectivas e crenças.

Diante desses números, fica evidente que a questão da legalização das drogas é um tema controverso que gera debates acalorados em todo o país. Enquanto alguns defendem a regulamentação como forma de combater o tráfico e reduzir a violência, outros acreditam que a liberação poderia trazer consequências negativas para a sociedade. A discussão sobre esse assunto certamente continuará nos próximos anos, à medida que novas pesquisas e argumentos forem apresentados.

Botão Voltar ao topo