Ministro Mauro Vieira substitui Lula na cúpula dos Brics após acidente doméstico do presidente

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, assumiu a liderança da delegação brasileira que participará da cúpula dos Brics, que acontecerá de 22 a 24 de outubro em Kazan, na Rússia. A designação de Vieira ocorreu após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores (PT), cancelar sua viagem devido a um acidente doméstico ocorrido no sábado (19).

Em virtude do ocorrido, Lula participará virtualmente da reunião dos chefes de Estado dos países membros do Brics, enquanto Mauro Vieira embarcará neste domingo (20) para representar o Brasil no encontro. O presidente brasileiro, que inicialmente deveria viajar para a Rússia, foi aconselhado por sua equipe médica a evitar viagens aéreas de longa distância devido ao acidente.

Lula foi hospitalizado no Hospital Sírio Libanês, em Brasília, após sofrer um ferimento na parte de trás da cabeça. Apesar da recomendação de não realizar viagens longas, os médicos autorizaram o presidente a continuar com suas atividades normais.

Na cúpula dos Brics, Lula tinha como objetivo obter o apoio da Rússia e da China para a reformulação do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU). Em seu discurso, o presidente pretendia abordar a necessidade de reformar a ONU em 2025, quando a Carta das Nações Unidas completará 80 anos.

Assim, Mauro Vieira liderará a delegação brasileira na reunião dos Brics, enquanto Lula se concentrará em sua recuperação e participação virtual no evento. A representatividade do Brasil na cúpula será assegurada sob a liderança do ministro das Relações Exteriores.

Botão Voltar ao topo