MACEIÓ – Maceioenses Participam de Transformação Urbana com Novo Programa Focado em Habitação, Economia e Cultura no Centro da Cidade

O Novo Centro de Maceió: uma transformação a partir da consulta pública

Em um esforço significativo para revitalizar o coração histórico de Maceió, os moradores da capital alagoana estão com a oportunidade de participar ativamente na construção do futuro do Centro da cidade. Trata-se da consulta pública do programa Novo Centro, focado em habitação, economia e preservação cultural. Esta iniciativa é uma das mais ambiciosas dos últimos tempos, prometendo uma transformação abrangente do centro urbano de Maceió, ao impulsionar a criação de espaços de convivência, novos lares para os maceioenses e restaurar o vigor de um local com uma rica herança cultural e histórica.

Para assegurar uma ampla participação popular, o projeto inovou ao espalhar placas com QR codes por todo o Centro de Maceió, permitindo que qualquer pessoa interessada possa acessar a consulta pública de forma rápida e prática. Esta etapa de engajamento seguirá ativa até o dia 21 de novembro, ocasião em que a população terá a possibilidade de expressar suas opiniões e sugestões sobre o desenvolvimento da área, um patrimônio de inestimável valor para a cidade.

A importância de tal ação reside na contribuição comunitária para o planejamento urbano, elemento vital para garantir que o desenvolvimento seja adequado às demandas e desejos da população local. As sugestões são recebidas através de um formulário online, acessível através de um link específico disponibilizado para esse propósito.

O programa Novo Centro está estruturado em oito eixos de desenvolvimento: habitação, comércio e serviços, cultura e turismo, infraestrutura, mobilidade, acessibilidade, segurança e tecnologia. Tais pilares se entrelaçam para revitalizar um espaço que, historicamente, sempre foi pulsante. Um dos destaques do projeto é o Plano Morar no Centro, que busca incentivar a ocupação residencial ou de uso misto no Polígono Novo Centro, promovendo a chegada de novos habitantes e revitalizando a vida urbana nesse entorno.

Simultaneamente, o Plano Ativar o Centro foca no fomento da economia local, pavimentando o caminho para a emergência de novos negócios que fortaleçam não apenas o espaço como moradia, mas também como um centro de atividade econômica. Já o Plano Mirar o Centro se preocupa com a promoção do patrimônio cultural e turístico, reforçando o valor histórico do local e suas atividades de lazer, criando um ambiente atrativo e acolhedor tanto para moradores quanto para visitantes.

O Instituto de Planejamento de Maceió (IPLAN), à frente desta iniciativa, está localizado na Rua Barão de Jaraguá e tem, com esse projeto, a missão de revalorizar uma parte fundamental da cidade, agregando qualidade de vida e fortalecendo um legado cultural que merece ser apreciado e preservado por todos.

Botão Voltar ao topo